Novo sistema de críticas

em quinta-feira, 19 de setembro de 2013 |

Teen Wolf é D-I-V-O, assim como a Lídia
Antes de tudo: ¡holla Perfect Rockers! Como vão? Estou um pouco sumida, né? Peço encarecidamente desculpas, mas saibam que eu ando atuando por meio do docs, mudando umas coisas para lá e para cá, designers em minha categoria sabem disso.
Enfim, indo ao post: sim, estaremos com um novo sistema de críticas.
Nossa moderadora Viih (Afrodite). antes de se tornar modera, havia me enviado um e-mail com a sugestão de mudarmos o sistema de críticas do PD. Indo ao ponto, ela deu a sugestão de ao invés de termos os critérios "Capa" e "Sinopse" separados poderíamos juntá-los num só: Aparência. Já conhecem esse sistema, não é? Sim, ele é exatamente o sistema que o N!C (Nyah! Conference) usa em suas críticas, portanto DAMOS TODOS E ABSOLUTAMENTE TODOS OS CRÉDITOS AO N!C.
Mas para quem não conhece-o, darei um "modelo".
OBS: Essa foi uma crítica minha no PD, adaptei-a ao novo modelo como se fosse um modelo para as críticas.
"Aparência:
Essa é a minha parte favorita depois da ortografia, pois é, eu gosto dessa parte que é bastante tortuosa HAHAHA Pois bem, a capa — aparentemente — foi feita pela própria autora (Bloody Mary).
Nela não há muitas coisas, apenas o personagem principal (Loki), o nome da fanfic e o da autora. Mesmo assim, ela e a sinopse coincidem muito bem. Numa imagem o Loki está lá, todo poderoso, com a armadura de um Rei de Asgard, noutra apenas se vê um homem solitário, que precisa de atenção.
Não há PSD's e essas coisas, mas essa capa é mais do que adaptada a fanfic.

A primeira frase da sinopse é um relato de Loki. Nele pode se perceber que Loki não é um vilão, e como disse lá na parte da capa, e sim um homem solitário.
A sinopse cativa o leitor como me cativou e não há erros nela, só uma coisa que poderia ser trocada. Veja como escreveu.
(...) de assumir o poder e se tornar alguém (...)
E como poderia ser:
(...) de assumir o poder e tornar-se alguém (...)
Mas é óbvio que não tirarei ponto disso, nem sequer é um erro. Só pode ser trocado para ficar melhor, nada mais.
Nada mais a dizer, a sinopse é esplêndida.
Pontos descontados: nenhum ponto foi descontado

Ortografia:
Agora sim chegamos a minha parte favorita! Acredito que ela seja de todas nós (criticas) pois, na maioria das vezes temos mais a escrever e chegar a uma parte em que o autor pode se evoluir mais, não? Pois bem, vamos logo!
Começando o primeiro parágrafo, tudo normal até que... bã, achei um erro de digitação! Terceira linha, vejamos:
(...) que fui traído e criado por motivos única e totalmente políticos (...)
O Loki é mulher por acaso? É brincadeira, pois se mesmo ele fosse mulher haveria um erro de concordância. Vejamos o certo:
(...) que fui traído e criado por motivos únicos e totalmente políticos (...)
O certo seria únicos. Porque há dois motivos, ou seja, deveria estar no plural; mesmo se estivesse no singular o correto seria "por um motivo único", sendo assim, com o "o" pois é masculino. Agora paremos dessa coisa do singular e plural e voltemos ao capítulo!
E acredita sobre mais uma coisa? Não achei mais nenhum erro, pois é! E olha que eu sou do tipo que olha uma vez pra parte da Ortografia e outra pra Crítica Geral, hen... Parabéns, Bloody, meus parabéns!
Pontos descontados: 0, 1 pelo único erro citado

Crítica final:
Ao decorrer do capítulo vi muitas vezes o itálico; como sabem, o itálico é para destacar coisas bastante importantes, e era o que havia na fanfic, mas tornava um tanto cansativa, sabe? Mas nada de se tirar pontos. Pois, afinal, o itálico e o negrito é bem melhor que: EU SOU O DEUS DAS TRAPAÇAS, MUAAA! Se bem que não teve essa parte da risada maléfica (no entanto, dá pra pensar um pouco nela, néh?), mas assim aconteceria caso não usasse na frase.
Sua primeira one-shot, não? Parabéns por ela! Pelo que eu vi há só um erro (que é de digitação, baby!) e o enredo se desenrolou muito bem. E sabe uma particularidade minha sobre one-shots? Eu gosto que não seja de fato uma trama, mas sim um relato, como você fez. E olhe que eu não sou tão fã assim da Marvel, viu? A estória cativou-me do primeiro instante ao último, alem de ser de um bom tamanho, já que one-shots são de um capítulo só, então o seu tamanho (1000 e poucas palavras) foi mais que necessário!
Tudo bem, já parei...
Pontos descontados: nenhum ponto foi descontado

10 - 0, 1 = 9, 9.
Nota:
9, 9"


Fácil, não? É praticamente o mesmo, mas para sermos mais justos com os autores(as) que não fazem sua própria capa/sinopse descontaremos menos nesse critério.
Já mandei um e-mail para as criticas (nossas designers da categoria) avisando sobre o mesmo e caso você seja uma critica e esteja com dúvidas, é só falar comigo que eu explico melhor, ok?
Tudo bem para vocês, clients perfects?
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário