Aulas de português - Beth Hathaway/ aula 2 - Real or not real?

em domingo, 23 de fevereiro de 2014 |

Se você não gosta de posts realistas, não leia!

Ah! Eu voltei, as aulas de português voltaram! Nós estamos voltando! ~ Faz dancinha maluca enquanto não tem ninguém vendo ~

Escolhi esse gif, só porque ela está segurando um "trequinho" que parece aquele sensor de esquecimento do MIB, sem falar na roupa de astronauta dela. Não faço ideia do que isso faz em Doctor Who :/ Não sabia da existência dessa serie até que ela virou o feat. Para falar a verdade ainda não sei sobre o que é, mas...

Como eu falei com a Thaís, essa não será muito bem uma aula de português, mas sim um post  para que principalmente os ficwriters, parem e pensem um pouco. Não dá para escrever qualquer coisa!

Enfim, não estou ficando maluca com esse título, nem é nada relacionado a Jogas Vorazes, mas esse foi o título que mais se encaixou no assunto, a ser tratado hoje.

Real ou não real?

A maior parte das pessoas que entram no PD e no PR são escritores, seja de fanfics ou pequenos ninjas gafanhotos que sonham em escrever um livro. Isso pelo menos é a minha opinião, sobre quem navega nesses blogs.

Recentemente li algumas fanfics - não citarei nomes, nem sob tortura. Contra meus códigos morais e trabalhistas u.u - que definitivamente, me deixaram pensando em como algumas pessoas podem conseguir escrever em algumas situações.
Serei mais clara, acalme-se pequeno ninja.

Para se escrever sobre romance você precisa ter lido sobre isso em alguns lugares - não basta somente ler os livros do Nicholas Sparks e achar que sabe tudo - para se escrever sobre terror, você precisa conhecer sobre o gênero. Todos sabem disso, tanto quanto sabem que para se escrever fanfics, você precisa pelo menos ter lido o livro, assistido o filme ou série, ou o anime do fandom.

Para se escrever sobre algo, você precisa conhecer. Não dá para fazer tudo as cegas. Essa regra não se aplica somente a escrita, mas como em outras coisas. Você não pode fazer um resumo sobre a revolução francesa, se não sabe o que é.

Como citei acima, essa semana li umas fanfics um pouco... Digamos... Surreais. Não, não eram chocolate. 

Envolviam algo sobre olhos que mudavam de cor somente com o uso de um pouco de lápis de olhos e rímel. Ok. Esses dois fazem milagres, mas nem tanto. E cavaleiros que conseguiam segurar uma lança, um escudo e ainda conseguiam segurar as rédeas do cavalo.

Não parece complicado, mas é. Uma lança pesa e muito. Não que eu já tenho tentado segurar um, mas descobrir que é pesada não é dificil. Basta um pouquinho de lógica.

Quando não sei se algo é verídico, procuro pela internet, faço aquelas perguntas idiotas e cai no yahoo respostas. Leio alguns livros que eu saiba que tenha algo sobre o assunto, ou vou naqueles inúmeros grupos no facebook, que sejam sobre o assunto. 

No caso de descrições, aconselho a fazer experiências. Use o lápis de olho e o rímel e espere para ver o milagre que eles fazem, se for algo que envolva lentes de contato, ou mudanças na cor dos olhos, converse com alguém que use lentes.

No caso de saber se é possível carregar um lança, um escudo e as rédeas do cavalo, basta imaginar. Um pedaço de madeira pesa, imagina uma lança de cerca de dois metros de comprimento?

Sobre a mudança na cor dos olhos, é sim possível, mas todas as tentativas feitas até hoje deram errado, as pessoas perderam a visão ou ficaram com danos permanentes irreversíveis. - Isso era inútil, mas eu quis comentar :P ...

A mensagem que quero passar é que parece fácil sair escrevendo, mas não é para você ter pelo menos um pouquinho de sucesso nesse mundo louco do ficwriters, você precisa também ser realista. Pelo menos um pouco, senão, a unica coisa que você vai conseguir é ter pessoas rindo, do quão sem noção o que você escreveu soou. 

Preste mais atenção, quando o assunto for realismo, descrições, acontecimentos da história, doenças e fatos que realmente aconteceram.

Desejo todo o sucesso a sua fanfic!

Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida ou simples reclamações sobre o que falei, é só ir nos comentários.

Beijinhos ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário