Aulas de português - Thaís M. / Aula 1 - Tempos verbais

em domingo, 23 de fevereiro de 2014 |
FANTASTIC!

ALLONS-Y! Como vocês tão? Finalmente vim fazer uma aula aqui y-y Enfim, antes de mais nada eu gostaria de dizer como eu amo alienígenas. Um exemplo óbvio? Doctor Who. Outro? No momento estou lendo O Guia do Mochileiro das Galáxias também, segundo o filme (ainda estou no começo do livro) os golfinhos sabiam que a Terra seria destruída e tentaram avisar os humanos mas eles interpretaram isso como coisas fofas, sabia? Ok ok. Agora vamos a aula que será de... tempos verbais! FANTASTIC!
Então vamos começar minha primeira aula (no PP como prof de português, pois, please, eu sou quase uma professora da vida)... Os tempos verbais parecem bobos para um monte de gente, mas na verdade ele não é. Uma das coisas que me irrita é ver uma fanfic (ou até mesmo livro, tenho ódio dos revisores de Cidades de Papel) que fica mudando entre o passado e o presente. Além do mais, presente irrita um pouco, passado é lindo, passado deu beijos para nós.
"Como identificar o passado e presente?"
PRESENTE = pego, dou (por favor digam que vocês não são maliciosos, se o pessoal da minha escola visse isso estariam com a cara no chão e quase sem ar de tanto rir), faço, escrevo, falo e etc. Já deu para perceber que o "o" ama o presente, né? Enfim.
PASSADO = peguei, dei, fiz, escrevi, falei e etc. Novamente perceberam que o passado adoro o "ei", não?
Agora vamos a um pequeno exercício para vocês.
"Revirei os olhos de minha mãe e faço a mamadeira para minha irmã Melody. Dei a mamadeira a ela, digo tchau aos meus pais e saio correndo de casa para não chegar atrasada na escola."
Obs: esse trecho é da minha fanfic, Love Is Complicated.
Bem fácil, não? Eu só mudei o final de alguns verbos. Mas eu tenho uma pergunta: vocês perceberam que só mudamos os verbos? Pois é, fantastic!
Mas alguns verbos simplesmente não terminam em "o" ou "ei" por causa do seu tipo. Pela infinidade de tempos verbais as pessoas dizem que não gostam da língua portuguesa, concordo, o inglês é maravilhoso quanto a isso (simple past, present continuous, past continuous e etc). Vamos explicar essa parte.
Presente - Expressa um fato atual.

Por exemplo:
Eu estudo neste colégio.
Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado.

Por exemplo:
Ele estudava as lições quando foi interrompido.
Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.

Por exemplo:

Ele estudou as lições ontem à noite.
Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.

Por exemplo:
Tenho estudado muito para os exames.
Pretérito-Mais-Que-Perfeito - Expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado.

Por exemplo:

Ele já tinha estudado as lições quando os amigos chegaram. (forma composta)
Ele já estudara as lições quando os amigos chegaram. (forma simples)

Futuro do Presente (simples)  - Enuncia um fato que deve ocorrer num tempo vindouro com relação ao momento atual.

Por exemplo:
Ele estudará as lições amanhã.
Futuro do Presente (composto) - Enuncia um fato que deve ocorrer posteriormente a um momento atual, mas já terminado antes de outro fato futuro.

Por exemplo:

Antes de bater o sinal, os alunos já terão terminado o teste.
Futuro do Pretérito (simples) - Enuncia um fato que pode ocorrer posteriormente a um determinado fato passado.

Por exemplo:
Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias.
Futuro do Pretérito (composto) - Enuncia um fato que poderia ter ocorrido posteriormente a um determinado fato passado.

Por exemplo:
Se eu tivesse ganho esse dinheiro, teria viajado nas férias.¹

Entenderam? Espero que sim! Mas antes de eu ir, gostaria de esclarecer porque nós não nos aprofundamos muito no futuro. Tem gente que diz que o futuro é chato, e ele é, mas não é isso uhashuashue É porque (eu acho) ninguém usa o futuro numa fanfic, certo? Então, só para não esquecer dela mesmo que não tenha como esquecer, coloquei somente alguns exemplos. Bom, espero que tenham gostado <333 Kisses,

¹ = explicação e exemplos tirados desse site: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf61.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário