Aula de Português - Angel | N.º2: Diálogos - Discurso direto e indireto

em domingo, 16 de março de 2014 |
Heeey, people ;33 Tudo legal, my cupcakes? Angel na área, sentiram minha falta? Sim? Hã? Okay. #ilusão Vamos começar a aula? Isso mesmo, vamos ao que interessa, pupils u.u

Introdução

Bom, isso realmente irrita-me. Muito profundamente, na verdade. Eu sou do tipo de leitora (e mesmo enquanto autora eu tenho o mesmo hábito) que não gosta de ver muitos diálogos juntos. Gosto de coisas detalhadas, e um capítulo de 500 palavras com 100% de diálogos não pode ser propriamente considerado "detalhado". Outra coisa que eu odeio é quando o capítulo começa com mil e um parágrafos enormes, depois tem vinte linhas diálogos sem nenhum parágrafo descritivo no meio e depois mais mil e um parágrafos. É cansativo, sabiam? Para além de deixar uma aparência muito nhéééé à sua fanfic.
O que eu sempre faço? Cada capítulo, estória, livro, tem que ter uma introdução e desenvolvimento (sendo a conclusão opcional). Eu sempre faço uma introdução de três a quatro parágrafos desenvolvendo cenários, sentimentos, roupas, descrições, tudo. Depois, começa o desenvolvimento, e eu nunca coloco mais do que cinco falas seguidas sem pelo menos um parágrafo dividindo elas, para não ficar cansativo para o leitor. Tampouco faço parágrafos enormes demais, capítulos sem diálogos são massantes.
E tudo isto leva-me ao tema da nossa aula: Diálogos. Para muita gente eles são um bicho de sete cabeças, mas adivinha? Não o são, superem!
Existe várias maneiras de apresentar um diálogo, uma fala de uma personagem. Vamos ver quais?

Discurso Direto

Ora aqui está, o tão famoso discurso direto! O discurso direto é nada mais do que as famosas falas normais. Há duas formas de apresentar falas - duas formas corretas, porque gente, eu já vi falas introduzidas de cada jeito mais absurdo, credo! -, sendo elas: as aspas e os travessões. Vejam:

                         1) Aspas: Sim, meu povo! Aspas podem sim ser usadas, e não, elas não são erradas nem aqui nem na china. E eu, pessoalmente, acho-as bem bonitinhas!

"Você é tão bonita." Ele sorriu quando terminou de falar, acariciando os cabelos da menina.
"Eu não sou bonita," ela negou, "e você está mentindo."
"Olhe nos meus olhos," ele ordenou. "Eu pareço estar mentindo?" A respiração da garota estava descompassada e irregular, enquanto ele segurava seu maxilar firmemente.
Então, ela respondeu, "Não..."
"Você vê? Eu não estou mentindo," ele afirmou.
A garota suspirou, talvez ele realmente a achasse bonita, mas ainda assim...
"Você é doido." A garota ainda se encontrava reticente.
"Por você.

Own *-* Só eu que acho que esse momento foi meloso demais? Adiante. Você pode reparar que as aspas realmente ficam muito fofas nos diálogos, não é? Eu acho! E que tal aprendermos como usá-las? Vamos nessa!

"Eu não sou bonita," ela negou, "e você está mentindo."

Ela negou é a parte da frase que apresenta o locutor e o modo como ele falou. Percebeu? Exemplos: ela disse, exclamei, perguntou, eles responderam, comentei, falou Emma, afins. Essas expressões sempre apresentada em letra minúscula.
Você pode reparar, porém, que movimentos de corpo não são não apresentam o locutor e o modo como ele falou. Então, movimentos corporais e qualquer coisa que não apresente o locutor e o modo da fala, vão sempre em letra maiúscula.

"Você é tão bonita." Ele sorriu quando terminou de falar, acariciando os cabelos da menina.

Ele sorriu é um movimento, não apresenta o locutor e/ou o modo com ele falou então vem em letra maisúcula. Capishe? Adiante!

"Olhe nos meus olhos," ele ordenou. "Eu pareço estar mentindo?" A respiração da garota estava descompassada e irregular, enquanto ele segurava seu maxilar firmemente.

A pontuação vai sempre dentro das aspas. "Olhe nos meus olhos,"; "Eu pareço estar mentindo?";... E, a menos que você esteja perguntando ou exclamando algo (nesse caso uso a ponto de interrogação - ? - e o de exclamação - !), você sempre usa uma vírgula quando de seguida tem uma expressão que apresente o locutor e o modo como ele fala.

"Eu não sou bonita,ela negou, "e você está mentindo."

Mas, se não tiver uma dessas expressões, não use vírgula!

"Você é tão bonita.Ele sorriu quando terminou de falar, acariciando os cabelos da menina.

Se a expressão vier antes da fala, você usa a vírgula antes da fala. Confuso? Veja:

Então, ela respondeu, "Não..."

Se a expressão vier no final da fala, use um ponto no final da expressão.

"Você vê? Eu não estou mentindo," ele afirmou.

Se a expressão interromper uma fala, use vírgula.

"Eu não sou bonita,ela negou, "e você está mentindo."

Mas, se a expressão dividir duas falas independentes, use um ponto.

Olhe nos meus olhos,ele ordenou. "Eu pareço estar mentindo?"

Percebeu? Sim? Não? Dúvidas no final. Continuando!
Para finalizar, nunca coloque tudo no mesmo parágrafo. Do mesmo jeito que você não coloca as falas com travessões sem dar nova linha entre elas, você também não deve fazer isso com as aspas.

"Você é tão bonita.Ele sorriu quando terminou de falar, acariciando os cabelos da menina. "Eu não sou bonita,ela negou, "e você está mentindo."Olhe nos meus olhos,ele ordenou. "Eu pareço estar mentindo?" A respiração da garota estava descompassada e irregular, enquanto ele segurava seu maxilar firmemente. Então, ela respondeu, "Não..." "Você vê? Eu não estou mentindo," ele afirmou. A garota suspirou, talvez ele realmente a achasse bonita, mas ainda assim... "Você é doido.A garota ainda se encontrava reticente. "Por você.

Isso é errado, viu? E é só, pelo menos das aspas.

                         1) Travessão: Ah, o amado travessão! Esse é em mais simples do que as aspas, e igualmente fofo. O travessão (—) é facilmente confundido com a meia-risca (–) ou com hífen (-), mas temos que saber diferenciá-los e como usá-los, porque eles não são iguais. Vou explicar brevemente o uso do hífen e da meia-risca, só para você não se confundir, mas a aula é sobre o travessão em si.

O hífen é usado quando ligamos palavras, por exemplo. "Pica-pau"... Mas também quando unimos verbos com o complemento direto substituído por um pronome. Não sacou? Veja: "Deixa o Peter em paz!" é o mesmo que dizer "Deixe-o em paz!", né? Nesses casos, usamos hífen.

A meia-risca é usada em indicações ou isolações de comentários... Por exemplo: "Marcus Campbell (1960–2014)" – e nestes casos não tem espaço isolando a meia-risca – ou então também pode ser usada para isolar comentários ou informações, como eu fiz mesmo agora. Do tipo: "Ela era – ainda é – muito bonita." Viram? Bem fácil.

Agora vamos ao travessão, nosso foco de hoje. O travessão é usado em nada menos do que diálogos. Veja:

— Você é tão bonita. — ele sorriu quando terminou de falar, acariciando os cabelos da menina.
— Eu não sou bonita, — ela negou — e você está mentindo.
— Olhe nos meus olhos. — ele ordenou — Eu pareço estar mentindo? — a respiração da garota estava descompassada e irregular, enquanto ele segurava seu maxilar firmemente.
Então, ela respondeu: — Não...
— Você vê? Eu não estou mentindo... — ele afirmou.
A garota suspirou, talvez ele realmente a achasse bonita, mas ainda assim...
— Você é doido. — a garota ainda se encontrava reticente.
— Por você.

O travessão é bem mais simples de usar, então vou apenas apontar alguns erros comuns e daí você já pode ver como é correto usá-lo.

—Você é tão bonita.

Isso é tão errado que dá dor de cabeça. Veja bem: você já viu algum ponto que não seja separado da palavra seguindo por um espaço? Você acha que "Eu gostei.E você?" é correto? Ou "Você está mentindo!Todos vocês!" ou "Você gosta de mim?Não acredito..."? Isso parece correto para você? Pois bem, isso é totalmente errado!
Como você sabe (ou deveria), o travessão é também um sinal de pontuação da língua portuguesa  e como tal deve receber o mesmo tratamento que os outros. Então, o travessão sempre é isolado por espaços. Isso é correto: "— Você é tão bonita." e isso "— Olhe nos meus olhos. — ele ordenou — Eu pareço estar mentindo?" também!

— Você vê? Eu não estou mentindo... — Ele afirmou.

Okay, isso não é totalmente errado, mas também não é certo e torna a leitura cansativa. Ou seja, não use letras maiúsculas a seguir a travessão, não quando não estiver indicando uma fala. O correto é isso: "— Você vê? Eu não estou mentindo... — ele afirmou."

— Por você. 

Oi? Se você não vai escrever nada à frente da fala, por que o travessão está lá, hein? Isso é errado, fror, saia dessa! O correto é "— Por você." Bonitinho!

— Olhe nos meus olhos ele ordenou eu pareço estar mentindo? A respiração da garota estava descompassada e irregular, enquanto ele segurava seu maxilar firmemente.

O que é isso, guria? Saía dessa, sem or! Isso é o pior que você pode fazer quando estiver escrevendo, isso é praticamente assassinar sua fanfic. Vá, qualquer coisa que indique ações da personagem e não a fala em si, é isolada por travessões. Bonitinho, okay? O correto é, sempre foi e sempre será: "— Olhe nos meus olhos. — ele ordenou — Eu pareço estar mentindo? — a respiração da garota estava descompassada e irregular, enquanto ele segurava seu maxilar firmemente."

— Você vê? Eu não estou mentindo... - ele afirmou.

Admito que por muito tempo cometi esse erro (errar é humano, não venham enchendo saco pra meu lado), mas com o tempo e depois de me ferrar muitas vezes nas CF's, finalmente aceitei que isso é errado e comecei a escrever certinho e bonitinho. A partir do momento em que você abre uma fala, você tem que fechar, a menos que não vá indicar ação nenhuma a seguir. Então, o correto é: "— Você vê? Eu não estou mentindo... — ele afirmou."

_ Você vê? Eu não estou mentindo... _ ele afirmou.

Okay, eu simplesmente fecho a aba da fanfic que estou lendo no momento em que vejo isso. Se você escrever assim, juro que nem que Damon Salvatore implore, eu não irei ler. Para quem não sabe, esse bagui "_" chama-se underscore e não é usado em nenhum momento na língua portuguesa. Ele só é correto na linguagem informática, emails e afins, de resto não, então saia dessa!

O travessão pode ser inserido antes, no meio ou depois da fala, assim como as aspas.

1. "Ela disse: — Eu gostei. É bastante legal."

2. "Ela disse:
— Eu gostei. É bastante legal."

3. "— Eu gostei. — ela disse — É bastante legal."

4. "— Eu gostei. É bastante legal. — ela disse."

Todos esses jeitos são corretos e bonitinhos, okay? Muito bem.


Discurso Indireto

Bom, o discurso indireto é beeeeem fácil. Explicando de um jeito simples, o discurso indireto é um modo de expressar falas sem usar diálogos, travessões ou aspas.

— Você é bonita demais, Mary — afirmou o João.

Isso é o mesmo que dizer:

O João afirmou que Mary era bonita demais.

Bem simples, né? E bonitinho!
Veja mais exemplos:

  • "— Quantos anos você tem, João? — Mary perguntou." ou "Mary perguntou quantos o João tinha."
  • "— Você tem vinte anos, João? — Mary perguntou, sorridente." ou "Mary, sorridente, perguntou ao João se ele tinha vinte anos."
Bem simples, né? Veja o discurso indireto em ação:

Ele acariciava os cabelos da menina, enquanto lhe dizia que o quão bonita ela era e sorrindo logo depois. A garota respondeu que não era bonita, logo afirmando que o namorado estava mentindo. Este, ordenou-lhe que ela o olhasse nos seus olhos e logo perguntou se parecia estar mentindo. A respiração da garota ficou descompassada e irregular, enquanto o menino segura seu maxilar firmemente.
Então, após um tempo, a menina, ainda hesitante, respondeu-lhe que não e logo o garoto afirmou novamente que não estava mentindo. A menina suspirou, pensando que talvez ele realmente a achasse bonita. Mas mesmo assim...
Ela afirmou que ele era doido, ainda reticente, logo ouvindo o namorado responder que era sim louco. Louco por ela.

Ah, meu deus, tão romântico e meloso... #Poético
Vocês viram? Fica tão bonitinho e dá-nos tanta liberdade para escrever, é tão cute cute u-u
E aí, pessoal? Nada de errar nos diálogos de novo, viram? Eu vou estar atenta, hein?! Alguma dúvida pelos comentários ou na minha ask (ask.fm/anggelblack), pedidos de aulas nos comentários também.
Kisses,

Nenhum comentário:

Postar um comentário