DICA #03: Um travessão de lasanha

em domingo, 8 de março de 2015 |

Olá, amores <3 Cá estou na minha terceira dica que na verdade é um pedido! Fiquei muito feliz, confesso. Eu não estava tão animada para postar assim, ando muito cansada e acabei descobrindo alguns problemas na família, então isso me deixou muito pra baixo. Mas a vida segue e aqui estamos.
(Pequena pausa par repararem no meu banner novo, obrigada).
(Pequena segunda pausa para rirmos da minha criatividade inútil para título de postagem).
Here we go! O post de hoje vai falar sobre algo que eu vejo muito da forma errada em fanfics: o famoso travessão. Ultimamente falo apenas de formatação de texto, mas isso é importantíssimo! Vou explicar tudo, desde a função até a forma que devemos usá-lo e também os modos alternativos. Vamos começar!
O QUE É?
O travessão (—) é aquele tracinho maior que o hífen (-).
PRA QUE SERVE?
O travessão serve para indicar a fala (antes e depois), separar expressões e/ou frases e em alguns casos para substituir parênteses. Exemplo:

  • — Você gosta de batata? — Ele perguntou.
  • Os animais — que estão migrando para as cidades — estão cada vez menos hostis.
NA FALA: COMO USAR?
Chegamos onde eu queria chegar. O que eu vejo em muitas todas fanfics, é que os autores colocam o hífen ao invés do travessão. Amores, não. Não e não! Eu sempre fico com o braço doendo de tanto corrigir essa coisinha, e também sempre coloco nos avisos: não confundam. Devemos usar ele antes e depois da fala, e nos entres também. Há apenas um detalhe no depois: se a fala for cortada, não usamos, apenas se formos descrever/contar algo. Vejam alguns exemplos:

  • — Se eu fosse você, não comeria isso — ele torceu o nariz para o prato que eu segurava. — George deixou aí faz uns três dias.
  • — Mas você não disse que gostava dela? — Indaguei irada.
    — E gostava, mas...
    — Mas nada! Como você diz uma coisa dessas e apronta isso? — Interrompi-o antes que pudesse dizer qualquer outra estupidez.
MAS E DEPOIS?
E depois? Isso é o que me deixa mordendo a língua. Quando usamos o travessão na fala, sempre irão haver variações. Não existe uma regra obrigatória para isso, mas eu vou explicar a forma que eu uso nas minhas falas. Vale lembrar que agora não estamos falando do uso do travessão, e sim da escrita!

  • Após a fala, deixo a descrição em letra minúscula quando vou colocar 'ele disse', 'ela falou', 'indaguei', etc. Quando é uma pergunta, eu deixo em letra maiúscula porque a pontuação (no caso, a interrogação) finaliza a fala. Exemplo:
    — Mas eu não disse aquilo — protestei. — Foi ele quem me acusou!
    — Precisa de ajuda? — Perguntei.
    — Você não parece estar muito bem. — Franzi a testa, avaliando a situação.
  • Quando finalizamos a fala e vamos inserir um 'ele disse', por exemplo, não faz diferença a forma que vai ser. Desde que não coloque 'ele disse' ou 'digo' o tempo inteiro, não vai mudar alguma coisa. Lembrem-se que repetições são incrivelmente chatas.
  • Gostaria de lembrar também que não é obrigatório ficar colocando 'ele disse', 'eu falei', 'blá blá blá' depois. Algumas vezes é melhor deixar implícito mesmo, só para dar uma aliviada na leitura.
E QUEM NÃO GOSTA DE TRAVESSÃO?
Aí temos as aspas! Na literatura norte-americana, por exemplo, eles não usam travessão, e sim as aspas e as duas possuem a mesma função. Vemos isso em poucas fanfics e livros brasileiros, mas não é nada errado usar. Veja:

  • "Pensei que o prédio fosse naquela esquina" dei de ombros, suspirando.
    "Não, é na esquina da frente. Vamos nos atrasar!" Ele me puxou para o tal lugar.
E então, aprenderam tudinho? Bom, that's all folks. Eu realmente espero que o artigo tenha ajudado e que vocês possam aderir as dicas, vai facilitar não só para você como também para seus leitores e beta. Ainda ficaram dúvidas? Sem problemas, você pode perguntar na minha ask ou aqui nos comentários e há uma ferramente que vai ajudar vocês de montão: O GOOGLE (se bem que o Google não vai chamar vocês de amores, anjos e dar exemplos bonitinhos, hehe).
Anjos, espero que tenham gostado. Eu adorei fazer essa matéria e espero que tenham se sentido da mesma forma. Não se esqueçam de comentar, viu? E um beijão pro anon que pediu o post, obrigada pela preferência e espero que te ajude mais do que tudo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário