Sugestões de Fontes | Por Sanchess

em terça-feira, 21 de abril de 2015 |
(Fontes usadas: 1, 2, 3, 4)

Hey, gente.
Minha primeira postagem aqui no PP e quis começar com algo bastante simples, mas acredito que seja útil. Graças a uma ask onde foi pedido que eu postasse algumas fontes que uso nos meus designs,  tive a ideia de fazer uma série de sugestões e dicas para determinados fins. Percebo que muitas pessoas, principalmente designers iniciantes, têm grandes dificuldades na hora de escolher as fontes. Confesso que eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre, até porque, convenhamos, esse não é o meu forte, haha. Mas estou aqui fazendo esse post com muito carinho para quem sabe esclarecer algumas dúvidas.

Antecipo que não é um pack, não são fontes exclusivas e as mais maravilhosas que ninguém conhecia. Não. O intuito disso aqui é justamente dar sugestões, com exemplos, de como e onde usar tais fontes. Algumas coisas podem parecer óbvias para uns, mas não para outros. As sugestões são voltadas para a área de Design Simples (porque, bem, é onde tenho mais propriedade para falar), mas podem ser utilizadas para outras categorias, claro. Enfim, espero que gostem.


TÍTULO

É uma das partes cruciais de um design. Não adianta você ter a mesclagem, fotos, efeitos, tudo perfeito, mas editar o título de qualquer jeito. Por isso, é importante considerar algumas coisas:
1) Adeque a fonte ao estilo de design: não estou dizendo que, por exemplo, fontes cursivas são exclusivas às capas românticas. Não é isso. Mas saber combinar o título com o restante do design é importante. Não queira colocar uma fonte futurística no título de uma capa medieval, certo?
2) Considere o tamanho da fonte: primeiro você precisa ver o quanto de espaço deixou para o título na capa. Não fica legal colocar uma fonte maravilhosa e deixá-la em tamanho 12px sendo que há muito espaço sobrando, do mesmo modo que colocar no tamanho 112px vai cobrir os rostos dos personagens, e todo o resto. É preciso também ver que tipo de fonte é, se é mais grossa, mais estreita e etc, para saber qual o tamanho vai combinar melhor na capa. Algumas fontes ficam melhores em um tamanho do que outras.
3) Saiba qual é o primeiro plano: o que eu quero dizer é que: o que deve chamar mais atenção na capa? As fotos? Os efeitos? O título? A partir daí você pode pesquisar qual a melhor fonte. Se a resposta for o título, capriche numa fonte bem trabalhada e a posicione no centro ou qualquer outro lugar de destaque.
4) O título deve ser legível: existem fontes que são tão decorativas que mal dá para discernir as letras e é preciso tomar cuidado ao usá-las. É aqui que entram as fontes cursivas. São lindas!, eu concordo, quase sempre uso, mas é extremamente fácil errar com elas. É por isso que evito usar aquelas muito cheias de voltas e traços, aquelas extravagantes. Acredito que menos é mais, e a simplicidade deve ser valorizada.

Aqui colocarei dois tipos de cursiva:

a) Traço fino 

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6

Essas são algumas sugestões de fontes com traço fino que, na minha opinião, combinam perfeitamente em designs mais românticos. Quanto mais fino, mais delicado, e é importante lembrar que ao usá-las precisa considerar o fundo e os efeitos da capa, pois podem facilmente "desaparecer" e se confundir no design. Não são todas as minhas fontes favoritas, mas gosto de usar essas citadas acima porque elas ficam bem em qualquer palavra, são bem legíveis, simples e bonitas.

b) Traço médio

  Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6

Como disse anteriormente, não são todas as que mais gosto, mas essas fontes de traço médio são ótimas para mim pelos mesmos requisitos das cursivas de traço fino. Costumo usá-las para designs mais alegres e até divertidos, mas se encaixam em outros estilos também. Por terem o traço mais explícito, é mais fácil de combiná-las no design.

*Não citarei as fontes cursivas de traço grosso porque prefiro não usá-las nos meus designs.

 5) Invente: quando o título tem muitas palavras, é preferível misturar algumas fontes. Ou até mesmo em apenas uma palavra, trocar a primeira letra para uma cursiva e deixar o resto com uma fonte "normal", diferenciar tamanhos, quem sabe. Até mesmo alterar o espaçamento entre as letras pode dar todo um toque diferente para o título. Acredito que enriquece muito o design como um todo. Seja criativo.


FRASE 

É onde eu mais vejo problemas. A frase é sempre um desafio para mim, porque com a bagunça que faço nos designs, nem sempre sobra espaço para colocá-la. Não costumo deixar muito destaque para ela (quero dizer, apenas quando não é DS em gif, nesse caso, eu adoro), mas ela precisa estar visível. Aqui se aplica as mesmas coisas que eu disse referentes ao título. Com a diferença que: evito usar cursiva, por dois motivos:
1 - O tamanho da letra necessariamente precisa ser menor (comparada a do título, por exemplo) e as fontes cursivas quase nunca ficam legíveis. 
2 -  É cansativo ler uma frase (que geralmente são maiores do que eu gostaria) toda em cursiva, principalmente em inglês. Não sei vocês, mas quando eu vejo isso nem paro para ler (das vezes que dá pra ler alguma coisa).


Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6

Mas, calma, não estou proibindo o uso de cursivas. Eu estou adorando usá-las em alguma palavra que quero dar mais destaque. Mas, é apenas uma palavra ou outra de uma frase inteira. É como eu disse no título, invente! Pode misturar fontes, sinta-se livre. Mas admito que ainda fico receosa em usar uma letra mais diferente na frase, e quando uso são aquelas fontes sem enfeitinhos e nem nada.
Na maioria das vezes recomendo usar, para a frase, fontes bem simples mesmo. Como as sugestões acima, são fontes sem detalhes, principalmente porque, num tamanho reduzido (e isso varia de fonte para fonte, mas na média é entre 12px a 30px), elas serão legíveis e não ocuparão muito espaço no design. Obviamente eu não uso somente essas que citei (além do mais, elas podem ser usadas no título, é claro). Gosto até de usar fontes que já vêm instaladas no computador, não faço muita questão. Novamente, é preciso combinar o estilo da capa com a fonte.


CRÉDITOS 

  Os créditos (nome do autor da fanfic e do designer da capa) é um pouco relativo. Muitas designers tem o seu próprio "carimbo" e etc, mas eu não tenho por questões de preguiça de criar um mesmo, então recorro à escrita. Já briguei muito com as fontes nesse tópico, nunca achava uma boa o suficiente. Para mim (e lembrando que tudo nesse post é referente a minha opinião) os créditos precisam ser algo discreto. Quando eu não uso uma faixa na parte inferior da capa, prefiro colocar os créditos em algum lugar nos cantos, ou perto do título. Nunca chamando muita atenção. Por isso, se você concorda comigo, a fonte é um problema.
Depois de procurar muito encontrei (por enquanto) as que mais deram certo para mim.


 Fontes: 1, 2, 3, 4

Eu quase sempre uso fonte de pixel (as três primeiras) nessa parte, porque eu posso usar o tamanho 8px que vai dar para ler normalmente. Quando eu, por alguma razão, decido não usar, utilizo a número 4, no tamanho 10px. Atualmente são somente essas, não uso outras. E é como eu disse, isso é apenas porque não gosto dos créditos tirando a atenção da arte principal. De vez em quando uso essas fontes (com esses tamanhos) para a frase também.

Ah, ressaltando que, seja no título, frase ou créditos, um bom style é indispensável. A fonte pode ser perfeita, mas com um style decadente, você fica em desvantagem. Um fonte bonita + style bonito = sucesso. Correto?

 ------------

Bom, o post é baseado em mim e na minha maneira de editar, então não deve agradar todo mundo. Nada do que eu falei é uma regra que deve ser seguida, sequer quero que se torne um padrão. Eu já comentei uma vez que não existe melhor ou pior maneira de editar, e mantenho isso. Essas são apenas dicas e algumas sugestões.

Como eu já havia dito, não é um pack (posso fazer um se quiserem), mas vou deixar aqui 22 FONTES ALEATÓRIAS que eu gosto:


Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 

A maioria eu só usaria no título, para falar a verdade. E só para deixar claro, na parte do título lá em cima, eu apenas exemplifiquei fontes cursivas porque são as mais aceitas. Título é uma coisa pessoal. Algumas fontes que eu acho lindas nem sempre despertam o mesmo sentimento nas outras pessoas, por isso, não citei fontes mais exóticas e diferentes para o título. Mas posso voltar a fazer um post sobre isso posteriormente.

Na verdade, aproveitando esse espaço, sei que tem gente que pede por um tutorial meu (não sei por que, já que não tenho nada de muito novo para ensinar, mas obrigada), e eu enrolo muito com isso. Mas se muita gente quiser, eu me policio mais e posso em breve postar aqui. Quero me tornar ativa no PP, então se puderem dizer o que vocês querem ver (da minha parte) por aqui seria ótimo.

Espero que tenham gostado dessa sugestão "explicação" de fontes. Se foi útil para você pode comentar que vou te amar para sempre. Okay?

Até mais, beijos no coração.






 

9 comentários:

  1. SAN, RAINHA, AMEEEEEEEEEEI AS FONTES. Estava precisando de um arsenal novo, você me salvou. Além disso, adooooooooorei as dicas, super úteis e você se dedicou bastante.
    Adorei, parabéns <3 e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARI AMOR <3 Obrigada! Que bom que gostou e achou útil ^^ Qualquer coisa que precisar sabe que pode me pedir ^^

      E por nada, adoro ajudar <3

      xx,
      San

      Excluir
  2. AMEI SUPER UTIL NOSSA BAIXEI TODAS OBRIGADA AGORA SIM ME SINTO COMPLETA POIS USO AS MESMAS FONTES DA XANXES BJO MUNDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKK
      Ai, que exagerada.
      Mas, obrigada, N I C O L E <3 (eu adoro seu nome, scrr)

      xx,
      San

      Excluir
  3. Adorei o post! Foi extremamente útil *0* Obrigada <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Foi extremamente útil *0* Obrigada <3

    ResponderExcluir