Aulas de Português - Ruhh Belle / Aula 6 - A ou Há? Eis a questão!

em quarta-feira, 23 de julho de 2014 |

Heey! Como cês estão? 
Layout lindo, né? Eu amei e como já assisti o filme - acho que a metade do mundo já assistiu -, eu simplesmente me apaixonei :3 

A aulinha de hoje vai ser bem simples e curta, mas que irá te ajudar muito, principalmente para as escritoras e tudo mais. Sempre há dúvidas sobre o assunto da aula, e muita gente mesmo - quando eu falo muito, quer dizer que entre 10 escritoras, umas 7 - trocam "a" por "há". Como sou beta, vivencio isso e tudo mais. 

Vamos primeiro com as definições: 

Quando tu quer indicar tempo, um determinado tempo, você vai usar o verbo há, de haver. Ou seja, é uma substituição de faz. 

Ex: três meses estou morando na Inglaterra. 

Mesma coisa que você falar:

Faz três meses que estou morando na Inglaterra. 

Então, é super fácil de entender essa lógica e essa REGRA. 

Agora, com a preposição a

Quando não ocorrer o caso de ser um tempo passado, um espaço de tempo que já aconteceu, você usa a preposição a

Ex: A dois meses, o garoto foi parar na Alemanha. 

Isso quer dizer o que? Que eu não estou falando de um tempo passado e sim o que aconteceu antes desses dois meses e não que ocorreu durante. Então, sempre irá escrever a e não , porque é um intervalo de tempo. 

Eu vou mostrar esse exemplo retirado de um site de dicas.

"Só que, nesse dia, por conta de um soluço geológico ocorrido há milhares de quilômetros de distância..."
Aqui temos um caso claro de distância (espacial), em que só caberia usar a preposição. Se se tratasse de um “soluço geológico ocorrido há milhares de anos” (tempo), o verbo “haver” estaria corretamente empregado. A ideia, no entanto, era outra. Tratava-se de um “soluço geológico ocorrido a milhares de quilômetros”(espaço).
Veja, abaixo, a correção:
Só que, nesse dia, por conta de um soluço geológico ocorrido amilhares de quilômetros de distância...
Então, é isso galera. Espero que tenham gostado e que principalmente tenham entendido :3 Pratiquem e sempre pesquisem em sites ou nas aulas anteriores aqui no PP, para vocês tirarem suas dúvidas e não passar vergonha, porque é chato quando erramos e continuamos errando mesmo sabendo que está errado... Buguei com tanto erro hahahah 
Beijos e fiquem com Deus! Até a próxima :3

ps: eu retirei o exemplo desse site: >clica aqui<
xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário